Exposição
Topografias da Indeterminação
Exposição
Universidade do Porto - Portugal
2022

Topografias da indeterminação tenta sintetizar e fixar num só dia um conjunto de momentos específicos do pensamento projectual desenvolvidos entre março e maio de 2022. Articulam-se assim, duas ideias principais — a topografia enquanto processo de entendimento e de experiência espacial; e a indeterminação enquanto consequência alargada entre obsessão e imprevisibilidade. E é assim que diferentes inquietações sobre o espaço urbano, pormenores e eventos tantas vezes recepcionados com indiferença, ganham aqui uma visibilidade expressiva a partir de diversos contextos de operação.
Consequentemente, não se procuraram “projectos finalizados", mas sim, possíveis direcções de trabalho, de criação e/ou de especulação — umas vezes concretas, outras vezes ténues e indeterminadas — mas que ligam sempre o pensamento às experimentações projectuais.
Deste modo, expor numa mesa 160x90 significa não só um gesto de edição, mas também um modo de impossibilitar uma leitura sequenciada sobre os processos de criação e de imaginação. Em vez disso, provoca-se uma leitura tão diversa quanto os próprios avanços e recuos; as múltiplas sobreposições de tarefas; as associações entre inquietações, temas de investigação, possibilidades de experimentação e de concretização. Em resumo, um mapeamento de momentos singulares que antecipam outras escalas de intervenção, de obsessão e de imprevisibilidade.






